sexta-feira, maio 24, 2013

Por que ler?

Em 2012, fui ao Ginásio Público Haroldo Barbosa, em Nilópolis, escola em que estudei todo ensino fundamental 2 e médio, para falar sobre meus livros. Foi uma experiência excepcional. Aproveitei para apresentar alguns slides sobre a importância da leitura. Esse mesmo material foi apresentado na Casa de Cultura de Nova Iguaçu na mesma época.

Hoje divido com vocês essa apresentação.

Introdução:

Hoje nós iremos falar um pouco sobre como a leitura pode, de verdade, mudar suas vidas abrindo novas opções para o futuro. E tentar também quebrar um paradigma que mos impede, que corta as asas de muitos de nossos sonhos.

Slide 1 - Para começar, vamos repensar para que serve a leitura?
Slide 1

Slide 2 - Na Roma antiga, o verbo ler também significava colher, espiar, tomar. Mas colher, espiar e tomar o quê?

Slide 2
Slide 3 - A leitura é muito mais que reconhecer frases, que deixar para trás o estigma do analfabetismo. Ler é acumular, colher, espiar, tomar conhecimento.


Slide 3

Slide 4 - Então qual é a diferença em ler algo e assistir uma imagem? Ler um livro e ver um filme sobre o livro? Quando você lê, você determina como será cada detalhe da história, mas quando você assiste a um filme, você na verdade está assistindo a impressão de alguém que já fez essa leitura, ou seja, você perde a oportunidade de conhecer os detalhes que talvez você desse preferência.

Slide 4
Um exemplo dessa diferença é: Se eu pedisse para que lessem a frase “A Vista é Bela”, cada um de vocês imaginaria uma imagem diferente do outro. Mas se eu colocasse uma imagem bonita e dissesse a mesma frase “A Vista é Bela”, teriam o mesmo sentido, mas vocês seriam induzidos a acreditar que a minha noção do belo é a correta.

Dar preferência à leitura te ajuda a interpretar a vida de forma diferente. Te dá base para evitar cometer erros no futuro. Te leva a lugares que dificilmente você conheceria pessoalmente. É um exercício de imaginação. Te dá prazer e diversão.

Estão observando os benefícios que a leitura pode trazer para suas vidas?

Aí eu me pergunto por que esse não é um hábito mais cultivado?

Slide 5 - Ah! Essa parece ser uma das grandes desculpas para fugir da leitura. Quantos aqui sofrem desse mal?
Slide 5
Mas saibam que não há nada cientificamente provado sobre essa disfunção. Ler não dá sono. E só há uma maneira de provarmos isso. Primeiramente, tem de ser uma decisão sua. Você viu os benefícios da leitura, quer se aproveitar deles? Então escolha introduzir esse hábito na sua vida.

Mas como, Fernanda?

Slide 6 - Talvez o problema esteja no horário que você se dispõe a ler. Pode ter certeza que se deixar apenas o momento do final do dia, quando sua mente e corpo já estão cansados, ler ou qualquer coisa que faça naquele momento vai te trazer sono. Escolha uma hora diferente, uma posição, um método novo. 

Slide 6

Slide 7 - Comece com leituras curtas, estipule um prazo, quem sabe uma semana para ler um livrinho de 40 páginas? Depois procure assuntos que te agradam. Há inúmeros gêneros e autores a sua disposição. Inclusive, se não tiver grana para comprar um livro ou se falta biblioteca pública próxima a você, procure na internet. Há vários sites de download gratuitos de e-books. O importante é dar o primeiro passo. Pare de criar empecilhos.
Slide 7
Slide 8 - Além de tudo que já falamos, ler ainda vai te ajudar muito na hora de escrever ou falar. O leitor está sempre atualizando sua linguagem.


Slide 8
Mas o mais importante sobre a leitura é que ela vai te permitir ser uma pessoa crítica. Vai impedir que você seja ludibriado, enganado pelos outros. Porque você estará antenado com outras possibilidades, entenderá que há diferentes verdades, opiniões e saídas.

A leitura, o conhecimento, a busca pela perfeição tendo a certeza de que ela não existe (o que significa que precisamos sempre nos aperfeiçoar e isso vai ser um processo infinito), tudo isso nos mantém de pé nas batalhas pelo nosso sonho.

Qual sonho de vocês?

O meu era publicar um livro. Era expor o meu trabalho para os leitores. Meu sonho era ouvir deles a interpretação das ideias que eu coloquei na história. Era tudo o que eu queria e ver isso acontecer é maravilhoso.

Sonhem! Corram atrás das oportunidades de crescimento. Comecem hoje com pequenas mudanças. Criem o hábito de ler. Com certeza isso só trará bem a vocês.


Baixe os slides em PDF neste link: http://pt.scribd.com/doc/143443631/Por-que-ler

Apresentação do projeto



Um livro é a prova de que os homens
são capazes de fazer magia.
Carl Sagan

Um livro deve ser o machado que
partirá os mares congelados
dentro de nossa alma.
Franz Kafka
Ler muito é um dos caminhos para a originalidade;
uma pessoa é tão ou mais original e peculiar
quanto mais conhecer o que disseram os outros.
Miguel de Unamuno
Não há melhor fragata que um livro 
para nos levar a terras distantes.
Emily Dickinson


A leitura é uma fonte inesgotável de prazer,
mas por incrível que parece,
a quase totalidade, não sente esta sede.
Carlos Drummond de Andrade


Como leitora convicta, escrita aspirante, professora em formação e cidadã consciente, venho a alguns anos alimentando uma vontade nascida da necessidade de fazer algo para mudar uma triste imagem que tenho percebido existir sobre a literatura em geral.

No Brasil, a cultura vai ganhando espaço com muito esforço. O incentivo, o suporte, principalmente financeiro, que viabiliza essa expansão, se concentra em áreas já bem divulgadas. O que não é o caso da literatura.

Estamos condicionando o leitor de hoje a viver aprisionado a uma literatura predominantemente clássica, bela, mas antiquada. É gritante a necessidade de uma mudança dentro da fase literária a qual vivemos.

Cecília Meireles é um perfeito exemplo de como a mistura das fases literárias pode ser positiva. 

A contemporaneidade exige uma linguagem diferente, mais objetiva e ao mesmo tempo mais envolvente. A cultura hoje é pregada e absorvida sem filtros através dos meios mais fáceis de acesso ao povo. Se quisermos um país mais culto, se desejamos, de verdade, que a leitura se torne um hábito entre os brasileiros, temos que facilitar e incentivar o acesso deles aos livros. Temos que buscar no meio do povo os talentos que existem ali e destaca-los, mostrar que os valorizamos, não por serem aqueles que driblaram a estatística, mas porque são realmente bons e dignos das mesmas oportunidades oferecidas lá fora.

A oficina foi criada, acima de tudo, para incentivar os jovens envolvidos com o projeto a acreditarem em si mesmos. Para haver uma válida troca de experiências e conhecimentos, transmitindo a mensagem que mesmo ouvindo “não” várias e várias vezes, precisamos estar atentos ao “sim” que ouvimos de quem está ali perto, torcendo, conhecendo, valorizando.

Isso é muito importante. 

Não podemos desanimar nunca, deixar de acreditar é deixar de viver. 

Também temos que ter consciência de que apesar de sermos bons em algo, de termos uma grande torcida, precisamos nos esforçar, nos especializar, investir em nós mesmos. Buscar sempre a perfeição e saber que ela não existe. Ou seja, o aprimoramento será eterno e tem de haver prazer nisso. 

OBJETIVO GERAL

Familiarizar o jovem com o hábito da leitura. Desenvolver um aperfeiçoamento da interpretação e da própria escrita. Despertar o pensamento crítico e envolver o jovem com a verdadeiro sentido da palavra cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Construir um ambiente de interação e segurança onde todas as opiniões e gostos serão respeitados e explorados.
  • Disponibilizar meios de acesso a acervos literários atuais, seja digital ou físico.
  • Auxiliar na organização de ideias e na representação destas em palavras próprias, estimulando resumos e resenhas, sempre dividindo os resultados entre o grupo.
  • Estimular as aptidões artísticas de cada jovem e orientar meios produtivos para um possível aperfeiçoamento. 
CONTEÚDO E METODOLOGIA

Inicialmente, espera-se ter de dois a três encontros por semana com cerca de 50 a 90 minutos cada. Firmados pelo diálogo, os alunos devem ser estimulados a expor suas preferências, sua regularidade com a leitura e a importância dela em sua vida. Com o decorrer da oficina, os alunos devem aprimorar a absorção do conhecimento dentro de uma leitura, devem aprimorar também a escrita e exteriorização da sua interpretação pessoal. Devem se sentir confiantes para expressar suas conclusões, a debater ou aceitar com desenvoltura opiniões contrárias. O professor, ou responsável pela oficina, deve ser, acima de qualquer coisa, um mediador, um facilitador desses encontros.

Em breve, estarei postando algumas atividades sugeridas e, possivelmente, registrarei aqui o desenvolvimento da oficina que deve começar nas férias de julho/2013 na escola onde estou trabalhando atualmente. 

Até lá!