quarta-feira, julho 10, 2013

Terceiro Encontro - Vamos resenhar?

Sugestão de planejamento:

- O que é resenhar?
- Maneiras de interpretação.
- Exercício de leitura (de contos ou de escolha livre dos exemplares expostos) para interpretação.
- Atividade de descontração: SOM NAS HISTÓRIAS


  • O que é resenhar?
Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais ou de obras, com o objetivo de uma apresentação de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica).

Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento.

Uma resenha pode ser:

* Descritiva – É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as ideias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.

* Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.

Sugestões para iniciativa:

Pense num livro que gosta muito. Caracterize, com três adjetivos, a personagem que mais lhe chamou a atenção: traços físicos e psicológicos da personagem central. Agora, tenha em mente as seguintes perguntas: 
  1. O enredo apresenta organicidade (inicio – meio – fim) ou trata de episódios mais ou menos pre-existentes para formar sua base?
  2. Qual o clímax? 
  3. Qual a intenção do (a) autor (a) com o desfecho escolhido?
  4. Qual é o tipo de ambiente predominante: físico (a natureza, o campo, a cidade) ou social (algum agrupamento social específico, alguma parcela da comunidade, fábrica, colégio, clube, família)?
  5. Encontrou descrições interessantes? Em caso positivo, transcreva a que mais lhe agradou.
  6. A narração é feita na 1ª ou 3ª pessoa? Em ambos os casos, qual a importância para a repercussão no leitor?
  7. Qual a mensagem que você descobriu na obra? Em que sentido a mensagem da obra contribuiu para o enriquecimento cultural de sua personalidade?
  8. Provocou-lhe reflexões ou foi um simples passatempo?
  9. Acha que valeu a pena ler a obra? Por quê?
  10. Qual o tema especifico de que trata?
  11. Tem valor ainda para nosso tempo?
  • Atividade de descontração
SOM NAS HISTÓRIAS (em cartaz)

O mediador deve narrar a história após explicar que cada aluno deve emitir o som em negrito dentro dos parenteses. Vá animando a participação de todos até que todos estejam se divertindo.

Era uma vez, há muito tempo atrás (tic-tac), um belo príncipe (uau), que queria se casar com uma princesa muito apaixonada (som de beijo).

Um dia o belo príncipe (uau), subiu em seu cavalo Alazão (som de cavalo, batendo no peito ou com os pés) e foi ao encontro da princesa apaixonada (som de beijo).

De repente, no meio do caminho, o belo príncipe (uau), se depara com um enorme leão (som do rugido de um leão). O enorme leão (som do rugido) resolveu atacar o belo príncipe (uau) e o belo príncipe (uau) pegou sua espada (XIP, XIP) e assustou o enorme leão (som de rugido), que saiu correndo de medo.

O belo príncipe (uau) continuou em seu caminho quando de repente a chuva (chuá) começou a cair. Um pingo (bater com um dedo na palma da mão, e cada vez que for aumentando os pingos bater com 2, 3, 4 até bater palmas e aumentar o ritmo, formando grande chuva), dois pingos, três pingos, até formar uma enorme chuva (chuá).

O Belo príncipe (uau) teve que buscar um abrigo para se proteger da chuva (chuá) e esperar até o outro dia. No outro dia, o Belo príncipe (uau) continuou em seu caminho, chegando ao lindo castelo da princesa apaixonada (som de beijo).

Depois de algum tempo (tic-tac), o Belo príncipe (uau), que havia assustado o enorme leão (som de rugido), com sua espada (XIP, XIP) e se escondido da chuva (chuá) pediu a Princesa apaixonada (som de beijo) em casamento, casaram-se (música – até que enfim, até que enfim...) e viveram felizes para sempre.

TEXTO: KLEITON LINHARES

0 comentários: