segunda-feira, julho 15, 2013

Quarto Encontro - Somos todos diferentes


Sugestão de planejamento:

- Debate aberto sobre gêneros, nacionalidade e realidade na Literatura. 
- Resenha dos contos como exercícios de aperfeiçoamento.
- Dinâmica das diferenças
- Dinâmica do Medo aos Desafios


  • Debate aberto
Com antecedência, peça que os alunos tragam um dos seus livros preferidos a esse encontro. Junte os alunos que se identifiquem pelo mesmo gênero literário. Comece o debate explicando qual o seu gênero favorito e porque ele se destaca dos demais. Anime cada um a falar um pouco sobre suas preferencias. 

  • Dinâmica das diferenças
Atividade: Cada participante deve receber um papel e uma caneta. O orientador deve falar para todos iniciarem um desenho de acordo com que ele falar. A única regra é que a ponta da caneta não deve sair do papel. Então o orientador deve falar para todos desenharem uma boca, em seguida um nariz, dois olhos... até completar um rosto. Ao final todos devem apresentar seus desenhos.

A discussão deve refletir sobre como tantos desenhos diferentes surgiram de uma mesma orientação, percebendo que cada um tem uma visão de mundo diferente, que deve ser entendida e respeitada.

  • Resenha
Anime a elaboração de resenhas dos contos sugeridos no encontro anterior ou dos próprios livros trazidos pelos alunos. Lembre-se de se basear nas questões levantadas no encontro sobre resenhas.

  • Dinâmica Medo de Desafios
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (MP3 ou celular).

Procedimento:

Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... Ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).

Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...É importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

Objetivos: O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.
Aluna que ganhou o chocolate

0 comentários: